SEO (Passo a passo) na prática: como atrair clientes com o Google
Muito se fala em SEO e em como esta estratégia pode ser um ótimo
meio de atrair novos clientes para qualquer negócio, mas você sabe o que é e
como usá-lo na prática?
Aqui apresentaremos tudo sobre SEO e hoje você vai entender de uma
vez por todas tudo o que é preciso saber do básico ao avançado para começar e
alcançar mais clientes com o Google.
Para isso, sinta-se à vontade para ir direto ao que você mais tem dúvida ou entenda o SEO de ponta a ponta seguindo os temas abaixo:
Google Search Console: como atrair clientes com o Google
3 ferramentas de SEO gratuitas e poderosas
SEO na prática: tudo que você precisa entender para começar
Como implementar o SEO nas páginas do seu site
Como atrair clientes orgânicos com o Google
Para entender como atrair clientes é necessário entender como o
Google funciona, certo?
O objetivo inicial do Google em 1998 era digitalizar pesquisas de
Stanford para trabalhar em teses e, com este fim, foi criado um algoritmo para facilitar
o rastreamento destes documentos.
Nisso, Larry Page e Sergey Brinen enxergaram a oportunidade de
suas vidas, afinal, com o algoritmo também era possível encontrar qualquer
documento em qualquer site.
Welcome to GOOGLE, baby!
A partir deste ponto o Google começou a focar intensivamente na
experiência do usuário e, para eles, a experiência é melhor ao encontrar o que
você procura com o mínimo de cliques!
Em resumo, os servidores do Google funcionam para organizar os
conteúdos e sempre apresentar os sites mais relevantes e com o conteúdo mais
completo para responder uma dúvida.
A ferramenta de busca do Google possui rastreadores que varrem em
segundos toda a web à procura de novos conteúdos ou da atualização deles em
páginas antigas.
Estes rastreadores foram criados e aprimorados pelo próprio Google
ao longo do tempo e podem ser chamados de crawlers, spider ou bots (robôs).
A partir de uma pesquisa feita no buscador, várias páginas são
visitadas e indexadas no site de busca, isto é, são organizadas de uma forma
clara para qualquer usuário.
Essa organização, também chamada de indexação, faz o uso de
palavras-chave para o site de busca apresentar as melhores páginas como
sugestão de resultados.
Leia
também: 12 mil visitas orgânicas por mês! 3 dicasmatadoras para o seu blog de marca
Este processo de busca na internet se chama SERP, do inglês Search
Engine Results Page.
Ao considerar que a missão do Google é organizar as informações do
mundo todo e torná-las universalmente acessíveis e úteis, a estratégia é
produzir o conteúdo útil que ele vai entregar.
Para ajudar qualquer pessoa a tornar seus conteúdos encontráveis
pelo buscador, a empresa ainda disponibiliza diversas ferramentas gratuitas
como, por exemplo, o Google Search Console.
O Google Search Console é um serviço que nos permite acompanhar o
status de indexação e aponta caminhos de otimização para trazer visibilidade
para os seus sites.
Ao saber que atualmente o Google domina 94% de todo o tráfego
orgânico na internet, isto abre oportunidades sem precedentes para a sua
empresa.
Afinal, este fato significa que ao invés de ir atrás de clientes eles virão até você então, sim, a sua estratégia de SEO precisa, obrigatoriamente, considerar o Google como prioridade.
Mas afinal, o que é e para que serve o SEO?
SEO vem do termo em inglês “Searching Engine Optimization”, ou
seja, otimização de sites para buscadores de conteúdo.
A otimização é o conjunto de boas práticas e estratégias com o
objetivo de melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados
naturais nas buscas.
E por que a sua empresa deve estar otimizada para ser encontrada
pelo Google? Para atrair mais pessoas interessadas no seu negócio!
Quando seu site está bem posicionado mais pessoas o encontram e
aumentam as chances de conversão, isto é, um lead, uma compra, um envio de
formulário ou agendamento de consultas.
3 ferramentas de SEO gratuitas e poderosas
Antes de começar a escrever seu conteúdo para atrair clientes, é
essencial conhecer quais são os termos de busca mais solicitados em relação ao
seu negócio.
Para isso, é essencial entender quais são as palavras-chave com
maior possibilidade de performance, ou seja, a pergunta é “como meus clientes
pesquisam para me encontrar?”
Para descobrir essas palavras sugerimos abaixo algumas ferramentas
poderosas e gratuitas.
Google KeywordTool
Para usar essa ferramenta será necessário criar ou ter acesso a
uma conta no Google ADS.
A Google KeywordTool é um serviço do próprio maior buscador do
mundo, por isso, com essa ferramenta gratuita você conta com todo o poder do
Google em suas mãos.
Você pode ver o volume de pesquisas e o histórico de métricas de
várias palavras-chave e entender como as pessoas pesquisam para adequar seus
conteúdos dentro desta lógica.
Além disso, você ainda pode descobrir novas palavras-chave e ter
ideias de combinações de termos que podem ajudar você a alcançar pessoas com
interesse nos seus produtos ou serviços.
Acesse clicando aqui.
UbberSuggest
Na ferramenta UbberSugest você tem acesso gratuito a uma série de informações
extras sobre as palavras-chave e os sites que está pesquisando.
Dentro da ferramenta é possível, por exemplo, analisar o tráfego
de sites concorrentes e entender quais são as suas palavras-chave com mais
relevância.
Além disso, você também tem acesso a seções com ideias de palavra-chave e ainda conhece as principais páginas na web com melhor ranking em cada termo buscado.
Atualização
Se você está lendo este conteúdo de 2020 em diante, agora a
ferramenta limitou a 10 consultas por dia, logo, antes de ir até ela o ideal é
usá-la para validar as suas ideias de conteúdo.
Acesse clicando aqui.
SemRush
Esta é com certeza uma das mais robustas ferramentas para um fluxo
de trabalho completo e garante uma maior inteligência competitiva para qualquer
profissional de SEO.
Aqui você pode, por exemplo, fazer auditorias técnicas de SEO e
backlinks, coletar núcleos semânticos, monitorar sua posição no Google e,
claro, ter ideias para obter mais tráfego orgânico.
Mas, da mesma forma que a ferramenta anterior, a Semrush tem um limite
de 10 consultas por dia.
Apesar de não ser totalmente gratuita, com certeza vale o investimento.
Acesse clicando aqui.
SEO na prática: tudo que você precisa entender para começar
Como você já deve ter percebido, quando falamos de otimizar o SEO
do seu site, isso significa que será necessário incluir palavras-chave
estratégicas para que o Google encontre seu conteúdo.
Os robôs do Google só interpretam textos, logo, é necessário
entender onde ele procura essa informação em texto para entregar os resultados
de busca.
Basicamente, o buscador faz uma varredura na web à procura das palavras
que o usuário digitou e além do conteúdo, as marcações no HTML do site também
são lidas.
Isso significa que além da parte visível pelo usuário, o buscador
interpreta a estrutura de programação do site e suas palavras-chave também
devem estar ali.
Estas marcações também são conhecidas como metatags, mas não se
assuste, isso é bem fácil de fazer!
Abaixo, listamos alguns dos locais mais importantes para usar as palavras-chave escolhidas para o seu site e, na sequência, você encontra uma explicação de como funciona cada ponto:
URLs:
palavra-chave principal
Tittle:
palavra-chave principal, é o título que será visto no Google
Description:
palavra-chave principal e de apoio, é a descrição que será vista no Google.
Título e
conteúdo: palavra-chave principal e de apoio, já na página do seu site.
Tag ALT (nomes de
arquivos de imagem): palavra-chave principal e de apoio que represente cada
imagem.
Metatags: entenda porque é tão importante
Talvez pareça técnico demais à primeira vista, mas vamos fazer um
exercício prático agora que deixará tudo bem mais simples de se entender.
Divida a tela do seu computador entre este conteúdo e a tela
inicial do Google.
Agora digite qualquer coisa que vier à sua cabeça e acompanhe o
raciocínio com a gente.
URLs
Um bom SEO começa com uma boa URL.
Como você pode ver na sua pesquisa, a URL de todos os resultados
que apareceram provavelmente tem a palavra-chave que você pesquisou, certo?
(Se não tem, parabéns, você acaba de encontrar a sua primeira
oportunidade de otimização!)
Observe como é importante incluir palavras-chave em sua URL, pois
assim o Google entende que ela descreve com precisão o conteúdo da página.
Ex.: www.meusite.com.br/marketing-digital
Dica: Nas URLs as palavras devem sempre ser separadas por um (-).
Tittle
Os títulos são mostrados na guia do navegador e nos resultados de
pesquisa.
No caso da sua pesquisa ao lado, por exemplo, MUITO provavelmente
a palavra-chave que você usou está no título em azul no resultado, certo?
Mas neste caso, o Tittle não é necessariamente o que você vê ali,
mas sim, uma otimização que só o buscador consegue ler, pois está “por trás” da
página, ou seja, no HTML.
O título do conteúdo em si aparece no H1 (vamos falar dele mais abaixo).
Leia também: Marketing de influência “sem influenciadores”: como tornarsua empresa uma autoridade
Description
As descrições são também mostradas nos resultados de pesquisa.
Como você pode ver, a palavra que você digitou no buscador aparece
em destaque no “subtítulo” dos resultados.
Logo, utilize entre 120 e 130 caracteres e uma de suas
palavras-chave, pois ela aparecerá em negrito como frases importantes em sua
metadescrição.
Com isso, o conteúdo passa a ser atraente quando as pessoas batem
o olho e observam que seu conteúdo é importante para a consulta realizada.
Ex: Curso de Marketing Digital
Dica: Não use um pedaço da introdução e não engane os leitores nesta seção.
Quando o conteúdo é desconectado do que o título promete, isso pode impactar o tempo de permanência na página.
Além dos pontos técnicos, o Google também possui ferramentas para
mensurar a experiência do usuário e uma das formas de entender isso é através
do tempo que eles permanecem na sua página.
H1 (Heading tag) - Título Principal
Agora que você entendeu algumas das principais marcações que seu
conteúdo precisa ter, vamos falar do título do seu conteúdo.
É importante usar suas palavras-chave em seus títulos, pois os
visitantes terão mais chance de ficar em uma página se puderem ver os termos
que pesquisaram.
No entanto, é muito importante usar essas palavras-chave de
maneira natural: escreva pensando nos seus leitores, não somente nos mecanismos
de pesquisa.
No seu título deverá estar a sua Heading tag 1 (também conhecido
como H1).
Ao redigir um título H1, utilize entre 55 e 60 caracteres e
inclua sempre sua palavra-chave principal logo no início.
Importante: a página deve ter somente um H1, pois isso facilita para o Google
na hora de entregar os resultados mais relevantes para determinada
palavra-chave.
Dica: Utilize frases de impacto para que seja mais chamativo para quem
estiver pesquisando, afinal, a sua principal função é levar o leitor até o seu
conteúdo.
Conteúdo do site – H2, H3, H4... e mais palavras-chave
Agora que você já entendeu a importância das metatags, vamos falar
sobre a construção do seu conteúdo.
Como você já entendeu, o uso de palavras-chave em seu conteúdo
também é usado pelo Google como fator de classificação no momento da busca do
seu site.
Contudo, como mencionado antes, o tempo de permanência na página
também ajuda o buscador a avaliar se aquele conteúdo é de boa qualidade e melhora
seu ranking nos resultados do Google.
Por isso, nessa etapa é importante citar as principais
palavras-chave de caudas longas (explicamos o que é cauda longa mais abaixo) nas
suas Heading Tags 1,2,3,4...
Isso significa que é necessário estruturar o seu conteúdo com base
naquilo que as pessoas já buscam antes de começar a escrevê-lo.
Uma ótima forma de escrever conteúdos ricos para o Google é detectar os principais termos relacionados à sua palavra-chave principal, isto é, às palavras-chave de “cauda longa”.
Ou seja, a sua própria URL, Tittle, Description e conteúdo da
página, sem repetições.
O que é “cauda longa” e como usá-la na sua estratégia de SEO
O termo cauda longa surgiu em 2004 graças ao trabalho de Chris
Anderson, autor do livro “Cauda longa – do mercado de massa para o mercado de
nicho”.
Estes termos geralmente são associados ao contexto da busca, isto
é, embora um termo isolado pareça uma ótima palavra, por vezes, o ideal é
planejar o conteúdo com base nas “caudas longas”.
Palavras-chave de cauda longa são aquelas que incluem sua
principal palavra em algum contexto e contribuem para que o seu conteúdo seja
entregue para a pessoa certa no momento certo.
Por exemplo, o termo “Data Center” tem mais de 12.100 buscas,
contudo, apesar de ter 170 buscas, a palavra associada “manutenção” de Data
Center, se bem trabalhada, pode ser ótima.
Claro que só a combinação de palavras com poucas buscas não
atrairia muito tráfego, mas quando combinada com outras palavras o termo pode
ser fortalecido pelo contexto do conteúdo.
Além disso, você deve sempre considerar a relação entre tráfego e
qualidade do público, isto é, você deve trabalhar para que o volume de pessoas
que acessam o seu site seja seu público-alvo.
Por isso, tenha em mente que você deve evitar palavras-chave em
excesso e fora do contexto.
Se elas forem usadas com muita frequência, pode dar aparência de
manipulação e fazer com que seu site seja rebaixado nos resultados de pesquisa.
Exemplo de estrutura de conteúdo
Como você já deve ter percebido, é fundamental entender a importância da hierarquia das Heading Tags por três simples motivos:
Mostra para o Google as informações mais importantes do seu texto
Facilita a interpretação dos crawlers, que definirão os principais temas abordados no posts
Otimiza a leitura dos textos (escaneabilidade)
A ideia de escaneabilidade é o entendimento de que, quando melhor
distribuído, o conteúdo pode ser visualmente mais agradável e não somente um
amontoado de blocos de texto.
Para isso, é só seguir a regra básica de escrever parágrafos
curtos de até duas linhas (como fizemos neste conteúdo????).
Sobre a estrutura do seu conteúdo, basicamente, pense nas Heading Tags usando o mesmo conceito de criação de um sumário.
Os títulos seriam correspondentes ao H2
1 Lorem Ipsum (conteúdo)
2 Lorem Ipsum (conteúdo)
3 Lorem Ipsum (conteúdo)
Os subtítulos seriam correspondentes ao H3
1 Lorem Ipsum (conteúdo)
1.1
Lorem Ipsum (conteúdo)
1.2
Lorem Ipsum (conteúdo)
1.3
Lorem Ipsum (conteúdo)
Os novos subtítulos seriam correspondentes ao H4
1
Lorem Ipsum (conteúdo)
1.1.1 Lorem Ipsum (conteúdo)
1.1.2 Lorem Ipsum (conteúdo)
1.1.3 Lorem Ipsum (conteúdo)
E assim por diante.
Tag ALT - Título e texto alternativo de imagem
Também é importante incluir palavras-chave de maneira natural nos
títulos e textos alternativos de imagem, também conhecidos como ALT.
Além de contribuir com a acessibilidade para pessoas com
deficiência visual que usam leitores de tela, a marcação de imagens também é
útil para o Google.
Uma vez que o Google ainda não lê imagens, mas vê textos, isso significa
que este recurso também é usado como um fator para a classificação da pesquisa.
Importante: imagens muito pesadas podem comprometer o carregamento da sua
página.
O tempo de carregamento é outro fator essencial no processo de
busca e o total de todas as imagens não pode passar de 500 kb.
Dica: você pode usar como exemplo a estrutura de sites concorrentes com a extensão gratuita do Google SEO IN ONE CLICK, veja o exemplo das páginas globo.com:
Com isso, além de avaliar Tittle, Description e Heading Tags, você
ainda consegue verificar se o Canonical está igual à URL.
Canonical é uma tag inserida no código-fonte das páginas da web,
indicando que elas são um conteúdo original.
A ferramenta permitirá visualizar ainda imagens de ALT e uma série
de outras ferramentas, como, por exemplo, a análise de velocidade e a responsividade
do site.
Boas práticas de SEO
Para encerrar, conteúdos mais longos tendem a dominar os
resultados das ferramentas de busca nos dias de hoje.
Portanto, se você está sempre atualizando seu blog ou site com conteúdo
relevante e detalhado, é esperado que muitas pessoas aumentem suas visitas
orgânicas vindas do Google.
Lembre-se que para você alcançar um melhor posicionamento nos
rankings o ideal é criar conteúdo com mais de 2 mil palavras e nunca o mínimo
de 300 palavras.
Dicas finais:
·
Adicione conteúdos novos com regularidade
·
Evite excesso de palavras-chave
·
Nunca duplique ou reutilize conteúdos
·
Fortaleça os conteúdos antigos
·
Evite links não-naturais
·
Utilize apenas dados e fatos com boa fonte de referência
·
Tenha uma boa qualidade de escrita
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