Comunicação Visual: 4 estratégias para diferenciar a sua marca da concorrência

Comunicação Visual: 4 estratégias para diferenciar a sua marca da concorrência

Existem muitas estratégias que contribuem para diferenciar uma marca em qualquer tipo de mercado e a Comunicação Visual é uma delas.

Diversos estudos apontam que nosso cérebro processa estímulos visuais com maior velocidade e, pensando nisso, as ações de Comunicação Visual contam com um conjunto de técnicas.

Dentro do universo da Comunicação Visual ainda é possível potencializar seus esforços para causar uma boa impressão com ações pontuais e é sobre isso que iremos falar neste conteúdo.

 

Quais são os tipos de Comunicação Visual?

Em termos gerais, investir em ações de Comunicação Visual é uma ótima alternativa quando os objetivos são:

·         Atrair clientes para a sua loja

·         Diferenciar a sua marca visualmente para gerar uma impressão positiva 

Para te inspirar a ter ideias que diferenciem e fortaleçam a lembrança da sua marca, abaixo vamos falar sobre 4 exemplos práticos de Comunicação Visual que nosso time de criativos já produziu!

 1. Fachada projetada para atrair a atenção

A fachada de um projeto corresponde a uma das faces de um espaço físico, logo, o ideal é projetar visualmente todo o espaço da sua empresa para transmitir o que você quer.

Por exemplo, você já deve ter passado em frente a alguma loja com a fachada descuidada e sem letreiro e aposto que você nem ao menos sabe o que aquela loja tem a oferecer, certo?

O mesmo acontece com seus consumidores ou visitantes da sua empresa ou loja.

Pensando dessa forma, fica claro que uma fachada bem planejada atrai, consequentemente, um maior número de clientes, além de facilitar a identificação com a sua marca.

Exemplo:

Com o objetivo de facilitar a identificação da clínica Adriana Vilarinho, uma das maiores clínicas de dermatologia do mercado brasileiro, investimos na instalação de Letra Caixa.

O que é Letra Caixa?

Existem diversas formas de se trabalhar a fachada e o ambiente interno de uma empresa e uma que você com certeza conhece é a Letra Caixa.

 

Por ser uma opção visualmente agradável e impactante, esta recebe atenção especial da maioria das grandes marcas pelo custo benefício e destaque que proporciona.

A confecção das letras pode ser feita em diversos tipos de materiais como acrílico, latão, PVC expandido, aço polido, aço escovado, chapa galvanizada e isso facilita o uso deste recurso.

 

2. Placas de sinalização personalizadas

Uma boa experiência com a sua empresa é um dos fatores que fidelizam o cliente e faz com que ele retorne mesmo se não encontrar o que procura na primeira oportunidade.

Por isso, é recomendado que todo o espaço do seu negócio esteja devidamente sinalizado para até mesmo quem nunca tenha visitado o lugar consiga andar pelo ambiente sem dificuldades.   

Lembre-se de colocar placas de sinalização em todos os setores como:

  • ·         Entradas e saídas
  • ·         Banheiros
  • ·         Locais restritos (Salas de reunião, por exemplo)
  • ·         Ambiente de trabalho (Espaços de produção por setor)
  • ·         Ambientes recreativos (Espaço para almoço, descanso e etc.) 

Exemplo:

Nosso cliente Univar Solutions, uma das maiores referências em produtos químicos do mundo, tinha o objetivo de promover a segurança e facilitar a identificação dos ambientes internos.

 

3. Adesivagem para despertar credibilidade em ambientes internos

A considerar que os estímulos visuais são processados com mais agilidade pelo cérebro, reforçamos que a imagem tende a fixar com mais facilidade na cabeça dos consumidores.

Sabendo disso, a comunicação por meio de adesivos pode ser utilizada para:    

  • ·         Sinalizar promoções, bônus e descontos
  • ·         Promover um produto específico (especialmente aqueles que já estão no estoque há mais tempo do que o esperado)
  • ·         Chamar atenção para lançamentos

Para além da óbvia adesivagem em vitrines para promover ofertas, uma ótima alternativa para compor o ambiente interno da sua empresa é investir em adesivos para decoração!

Exemplo:

Nosso cliente Olin, uma das maiores produtoras e distribuidoras global de insumos químicos, investiu em adesivagem para reforçar as cores da marca no ambiente interno da empresa.

 

4. Estimule visualmente seus clientes

Para se ter mais ideias sobre como utilizar estratégias de comunicação visual e o poder de impacto, neste último item da lista vamos um pouco além.

Agora que você já sabe que imagens atraentes também podem ser usadas para estimular uma boa impressão, trazemos um ótimo exemplo de Comunicação Visual que promove e encanta!

Em uma das campanhas nacionais produzidas pelo nosso time de criativos, tivemos a ideia de impactar visualmente o maior número de pessoas para promover uma nova marca.

Na verdade, a campanha em questão tinha o objetivo de conscientizar o maior número possível de pessoas sobre uma doença crônica que atinge mais de 1 milhão de brasileiros:

A Urticária Crônica Espontânea (UCE).

Para isso, investimos em uma ação ousada com forte apelo visual e conseguimos fazer com que uma das sete maravilhas do mundo moderno vestisse a camisa da causa!


Agora que já conhecemos algumas técnicas de Comunicação Visual para diferenciar o seu negócio da concorrência, que tal um parceiro estratégico para colocar isso em prática?

Conte com a amz|mp para conquistar novos clientes com ações de Comunicação Visual impactantes.


Entre em contato com o nosso time clicando aqui e conte com a equipe de especialistas e criativos amz|mp para tirar ideias incríveis do papel!

Estamos mais do que preparados para levar o seu negócio para o próximo nível.






07/02/2020
Comunicação Visual
Marca
Marketing
Propaganda

LGPD: saiba exatamente o que fazer para adequar a sua empresa à nova Lei Geral…

Leia mais

Plano de marketing do zero: Aon e Amz criam novo seguro dedicado a motoristas de…

Leia mais

Comunicação Visual: 4 estratégias para diferenciar a sua marca da concorrência

Leia mais

Desenvolvido por amz|mp