Comunicação Visual: 4 estratégias para diferenciar a sua marca da concorrência
Existem muitas estratégias que contribuem para diferenciar uma
marca em qualquer tipo de mercado e a Comunicação Visual é uma delas.
Diversos estudos apontam que nosso
cérebro processa estímulos visuais com maior velocidade e, pensando nisso, as
ações de Comunicação Visual contam
com um conjunto de técnicas.
Dentro do universo da Comunicação Visual
ainda é possível potencializar seus esforços para causar uma boa impressão com
ações pontuais e é sobre isso que iremos falar neste conteúdo.
Quais são os tipos de Comunicação Visual?
Em termos gerais, investir em ações de Comunicação Visual é uma ótima alternativa quando os objetivos são:
·
Atrair clientes para a sua loja
·
Diferenciar a sua marca visualmente para
gerar uma impressão positiva
Para te inspirar a ter ideias que
diferenciem e fortaleçam a lembrança da sua marca, abaixo vamos falar sobre 4 exemplos
práticos de Comunicação Visual que nosso time de criativos já produziu!
1. Fachada projetada para atrair a atenção
A fachada de um projeto corresponde
a uma das faces de um espaço físico, logo, o ideal é projetar visualmente todo
o espaço da sua empresa para transmitir o que você quer.
Por exemplo, você já deve ter passado em
frente a alguma loja com a fachada descuidada e sem letreiro e aposto que você
nem ao menos sabe o que aquela loja tem a oferecer, certo?
O mesmo acontece com seus consumidores
ou visitantes da sua empresa ou loja.
Pensando dessa forma, fica claro que uma
fachada bem planejada atrai, consequentemente, um maior número de clientes,
além de facilitar a identificação com a sua marca.
Exemplo:
Com o objetivo de facilitar a identificação da clínica Adriana Vilarinho, uma das maiores clínicas de dermatologia do mercado brasileiro, investimos na instalação de Letra Caixa.
O que é Letra Caixa?
Existem diversas formas de se trabalhar a fachada e
o ambiente interno de uma empresa e uma que você com certeza conhece é a Letra
Caixa.
Por ser uma opção visualmente agradável e impactante, esta recebe atenção especial da maioria das
grandes marcas pelo custo benefício e destaque que proporciona.
A
confecção das letras pode ser feita em diversos tipos de materiais como
acrílico, latão, PVC expandido, aço polido, aço escovado, chapa galvanizada e
isso facilita o uso deste recurso.
2. Placas de sinalização personalizadas
Uma boa experiência com a sua empresa é
um dos fatores que fidelizam o cliente e faz com que ele retorne mesmo se não
encontrar o que procura na primeira oportunidade.
Por isso, é recomendado que todo o
espaço do seu negócio esteja devidamente sinalizado para até mesmo quem nunca
tenha visitado o lugar consiga andar pelo ambiente sem dificuldades.
Lembre-se de colocar placas de sinalização
em todos os setores como:
- ·
Entradas e saídas
- ·
Banheiros
- ·
Locais restritos (Salas de reunião, por exemplo)
- · Ambiente de trabalho (Espaços de produção por setor)
- · Ambientes recreativos (Espaço para almoço, descanso e etc.)
Exemplo:
Nosso cliente Univar Solutions, uma das
maiores referências em produtos químicos do mundo, tinha o objetivo de promover
a segurança e facilitar a identificação dos ambientes internos.
3. Adesivagem para despertar credibilidade em ambientes internos
A considerar que os estímulos visuais
são processados com mais agilidade pelo cérebro, reforçamos que a imagem tende
a fixar com mais facilidade na cabeça dos consumidores.
Sabendo disso, a comunicação por meio de
adesivos pode ser utilizada para:
- ·
Sinalizar promoções, bônus e descontos
- ·
Promover um produto específico (especialmente aqueles que já estão
no estoque há mais tempo do que o esperado)
- · Chamar atenção para lançamentos
Para além da óbvia adesivagem em
vitrines para promover ofertas, uma ótima alternativa para compor o ambiente
interno da sua empresa é investir em adesivos para decoração!
Exemplo:
Nosso cliente Olin, uma das maiores
produtoras e distribuidoras global de insumos químicos, investiu em adesivagem
para reforçar as cores da marca no ambiente interno da empresa.
4. Estimule visualmente seus clientes
Para se ter mais ideias sobre como
utilizar estratégias de comunicação visual e o poder de impacto, neste último
item da lista vamos um pouco além.
Agora que você já sabe que imagens
atraentes também podem ser usadas para estimular uma boa impressão, trazemos um
ótimo exemplo de Comunicação Visual que promove e encanta!
Em uma das campanhas nacionais
produzidas pelo nosso time de criativos, tivemos a ideia de impactar
visualmente o maior número de pessoas para promover uma nova marca.
Na verdade, a campanha em questão tinha
o objetivo de conscientizar o maior número possível de pessoas sobre uma doença
crônica que atinge mais de 1 milhão de brasileiros:
A Urticária Crônica Espontânea (UCE).
Para isso, investimos em uma ação ousada com forte apelo visual e conseguimos fazer com que uma das sete maravilhas do mundo moderno vestisse a camisa da causa!
Agora que já conhecemos algumas técnicas de Comunicação Visual para diferenciar o seu negócio da concorrência, que tal um parceiro estratégico para colocar isso em prática?
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